Há 4 Leis da Mudança de Comportamento:
1ª – Torne o comportamento claro;
2ª – Torne-o atraente;
3ª – Torne-o fácil;
4ª – Torne-o satisfatório.
Se a ideia é o oposto, ou seja, eliminar um hábito indesejável, é só inverter a lógica, tornando o ato INVISÍVEL, depois DESINTERESSANTE, em seguida DIFÍCIL e, finalmente, INSATISFATÓRIO.
A dica é fazer a si mesmo, toda vez que quiser fixar determinado comportamento, as seguintes perguntas:
1.Como posso tornar o comportamento CLARO?
A resposta mais simples é: tornando o gatilho – ou o desejo – óbvio, inevitável, natural dentro do seu dia a dia. A ação tem de ser o mais automatizada possível, ou seja, você não deve ter de pensar muito antes de começar a executá-la.
Os gatilhos mais comuns são relacionados ao tempo e ao lugar.
Suponhamos que o hábito que você precisa criar é meditar diariamente. Então resolva, desde logo, o horário e o local de meditação.
Pergunte-se quando, e a resposta pode ser: à noite, após o trabalho, logo depois do jantar, assim que acordar…
Pergunte-se onde e busque uma resposta concreta. Pode ser no quarto, na sala, no jardim, de preferência um local tranquilo, sem interrupções, sem muitos ruídos, confortável, agradável e que você possa estar isolado. Você com você mesmo.
Uma dica para criar um novo comportamento é introduzir esse novo hábito no meio de uma sequência previamente existente, aproveitando o impulso natural de um comportamento que leva a outro. Isso se chama “encadeamento” ou “empilhamento de hábitos”. São exemplos de hábitos empilhados: acordar, ir ao banheiro, tomar banho, escovar os dentes e vestir-se; cinco atividades “empilhadas”, formando um único hábito matinal.
A chave é vincular o comportamento desejado a algo que você já costuma fazer todos os dias. Usando essa fórmula, você pode, depois de vestir-se, meditar durante sete minutos na cozinha ou alongar-se por dez minutos no quarto; pode, ainda, ouvir música clássica pelos próximos quinze minutos, na sala, tudo isso antes de se envolver com os problemas do dia a dia. Basta completar a frase: vou fazer ISTO, no momento TAL, em TAL lugar. Depois de repetir essa rotina algumas vezes, ela se automatizará, convertendo-se em um hábito óbvio.
2. Como posso tornar um hábito IRRESISTÍVEL (ATRAENTE)?
É simples: associando-o a uma experiência positiva, gratificante.
Lembre-se: é a expectativa de uma experiência compensadora que nos motiva a agir. Os hábitos são um ciclo de feedback, acionado por um neurotransmissor chamado dopamina. Sem dopamina, o desejo morre e a ação é interrompida.
Quando se trata de hábitos, esse neurotransmissor é liberado não apenas quando se experimenta algum prazer, mas também quando o prazer já está em nossa expectativa. Todo comportamento formador de hábito – navegar nas redes sociais, por exemplo – está associado a níveis altos de dopamina.
Tornamos os hábitos mais atraentes fazendo um “empacotamento da tentação”. Traduzindo em miúdos, emparelhamos uma ação da qual gostamos com uma que precisamos fazer. A fórmula é: depois do (HÁBITO DO QUAL GOSTO), eu vou (HÁBITO QUE PRECISO CRIAR). Ou: depois do (HÁBITO QUE PRECISO DESENVOLVER), eu vou (HÁBITO DO QUAL GOSTO).
3. Como posso tornar um hábito FÁCIL?
Uma dada atividade deve ser tornada mais ou menos acessível, a depender da intenção.
Se você quer fazer dela um hábito, facilite-a; se precisa acabar com ela, dificulte-a.
É da natureza humana, economizar energia. Se houver uma pequena dificuldade para realizar algo, a chance de não seguirmos em frente é muito grande.
Quer criar o hábito de meditar?
Deixe tudo preparado e à mão: a luz aconchegante, as almofadas, um copo d’água, uma música tranquila, um difusor de ambientes pra deixar um cheirinho agradável, ou se optar por fazer ao ar livre, apenas uma toalha para sentar-se e sentir os perfumes e sons que a natureza oferece.
Registre aí: a ideia é facilitar ao máximo o início da execução da atividade.
Depois, aplique a regra dos dois minutos: leia por dois minutos, estude por dois minutos, corra por dois minutos, caminhe por dois minutos, e vá aumentando o tempo progressivamente.
A mudança pode parecer difícil no começo, confusa no meio mas é linda no final. Mudar um único hábito pode transformar toda sua vida.
Que tal começar agora?
Se não sabe por onde começar seu reequilíbrio, entre em contato para saber mais como você pode começar sua autotransformação.
Saiba mais sobre as diversas técnicas usadas no atendimento de terapia holística nas nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/re.flordelotusterapias
https://www.instagram.com/re_flordelotusterapias/
Agende já sua consulta aqui.
Deixe uma resposta