Blog

Kapha

kapha

Kapha é o princípio da lubrificação e da estruturação. Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, e sim um todo em constante modificação, resultante tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.

Ler mais

Pitta

pitta

Pitta é o princípio da digestão e da transformação. É responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular e também pela “digestão” de nossos pensamentos e emoções. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao auto-conhecimento.

Ler mais

Vata

vata.dosha

Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência. É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de humor e consciência.

Vata governa o sistema nervoso, o movimento e a comunicação no nosso corpo, por isso é tão importante mantê-lo equilibrado. Porque se esse Dosha agrava, a comunicação entre sistemas é alterada, o organismo desregula e mais facilmente Pitta e Kapha agravam também. 

Ler mais

Mas o que é Dosha?

dosha

Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda.

No ayurveda o homem não só faz parte da natureza como esta conectado a ela. O ayurveda é baseado na construção do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais: éter, ar, fogo, água e terra.

Estes elementos expressam-se no organismo numa forma condensada, gerando três modelos constitutivos básicos que correspondem aos doshas conhecidos como: Vata, Pitta e Kapha.

Ler mais

Ayurveda, o que é?

ayurveda-o-que-e

Você já ouviu falar em Ayurveda?

A Ayurveda é uma terapia indiana milenar que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas, como método diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.

Nesta terapia bioenergética, acredita-se que o corpo humano é constituído por 3 princípios, ou Doshas, que são o Vata, Pitta e Kapha, que são combinações dos elementos Ar, Éter, Fogo, Água e Terra.

Ler mais

Perdoar

perdoar

Perdoar ou desculpar alguém é bom e saudável, mas viver desculpando indefinidamente os erros alheios pode ser muito perigoso. As emoções enterradas e não verbalizadas se manifestarão de forma negativa em outras situações e com diferentes pessoas em nosso dia a dia.

Em vez de permitir que alguém nos use e magoe de forma obstinada, estabeleçamos limites e aprendamos a validar nossa dignidade pessoal, desenvolvendo a arte de amar a nós mesmos, para que possamos amar plenamente os outros.

Ler mais

Ilusões

ilusões

As ilusões que criamos servem-nos, de certa forma, de defesas contra nossas realidades amargas. Embora possam, por um lado, nos poupar das dores momentaneamente, por outro nos tornam prisioneiros da irrealidade.

Para possuir uma mente sã, é preciso que tenhamos a capacidade de aceitação da realidade, jamais fugindo dela.

Ler mais

A doença é um sintoma da “alma”

a doença é um sintoma da alma

A doença é um sintoma da alma e se é um sintoma, há sempre uma emoção por trás, que por muitas vezes não é olhada, não é digerida, não é sentida, não é elaborada.

E o que acontece quando essa emoção não é vista como ela precisa?

Somatização, ou seja, geração de sintomas físicos. A emoção fica presa em determinada parte do corpo físico.

Ler mais

Criando nosso futuro

criando nosso futuro

O que pensamos sobre nós torna-se verdade para nós. Acredito que todos, inclusive eu mesma, somos 100% responsáveis por tudo em nossas vidas, desde o melhor até o pior, criando nosso futuro através de pensamentos que muitas vezes achamos inofensivos.

Cada pensamento que temos está criando nosso futuro. Cada um de nós cria suas experiências através dos pensamentos e emoções.

Ler mais

Auriculoterapia, para que serve?

auriculoterapia para que serve

O que é auriculoterapia?

Auriculoterapia é uma forma de medicina alternativa e natural, que consiste na estimulação de pontos nas orelhas baseada na ideia de que o pavilhão auditivo é um microssistema em que todo o corpo é representado por um mapa. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha, como se a mesma fosse um feto em posição cefálica (de cabeça para baixo). Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

Ler mais
0
    0
    Seu carrinho
    Your cart is emptyReturn to Shop