Kapha

Kapha

kapha

Kapha é o princípio da lubrificação e da estruturação. Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, e sim um todo em constante modificação, resultante tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.

Características

Estrutura amorosa, coesa, lenta.

Propensão à pessoa querer ficar parada e quieta, sem se estressar.

Pessoas do tipo Kapha são densas, estáveis, paradas.

Geralmente são “fofinhas”, com bastante tecido adiposo, engordam com facilidade, são bastante afetivas, carismáticas, acolhedoras e emotivas.

Principal característica de Kapha: metabolismo lento. Se comer agora, provavelmente sentirá fome daqui a 4 ou 5 horas. Porém comem para compensar déficits emocionais, o que gera toxinas e os deixa dependentes quimicamente de compostos que os deixarão cada vez mais letárgicos.

Pele fria e úmida, mas não tem extremidades completamente geladas como o Vata.

Possuem geralmente olhos grandes, dentes fortes, cabelos encaracolados e macios. Têm a pele fria, suave, pálida e muitas vezes oleosa. Seus movimentos são lentos e graciosos.

Gostam de ficar mais isoladas, e vivem num mundo particular. Também apreciam uma vida estável, confortável e tranquila, com rotina definida, organização e planejamento.

Palavras-chave: estabilidade e organização.

Pontos fortes: de personalidade tranquila e relaxada, pessoas do tipo Kapha têm apetite e sede constantes. São extremamente amorosas, protetoras, amigas e conciliadoras. São abençoadas com fé, amor, tolerância, afetuosidade, compaixão e uma mente calma e estável. Têm boa memória, voz melodiosa, profunda e muito agradável. A constituição física dos Kaphaé sólida e forte, com boas massas óssea e muscular, o que lhes dá resistência e longevidade.

Pontos fracos: tendem a ter metabolismo e digestão lentos. Um Kapha desequilibrado sofre de ganância, possessividade e preguiça. Podem apresentar problemas pulmonares, gripes frequentes, congestão nasal, alergias respiratórias, edemas, retenção de líquidos, excesso de peso, tumores, baixa motivação, depressão e sonolência. Por serem muito apegados aos fatos e às emoções, buscam a comida para se sentirem reconfortados. Também têm tendência a se sentirem desvalorizados e rejeitados.

Kapha em excesso

Quem está com Kapha em excesso apresentam digestão e metabolismo mais lentos, o que favorece o acúmulo de secreções, edemas e toxinas (ama).

Não costuma sentir fome no café da manhã e pode pular essa refeição. Só por volta das 10hs da manhã a fome começa a chegar.

Dicas para apaziguar Kapha é evitar laticínios, assim como carnes e ovos, para que não haja muito ganho de peso e de tecido corporal.

Uma rotina de atividades físicas rigorosas é excelente para estimular a digestão e o corpo.

Refeições depois das 20hs devem ser evitadas, pois nesse momento o organismo começa a ficar mais lento e a tendência de acúmulo de gordura se agrava ainda mais.

Outra dica é trabalhar o desapego, livrar-se da ambição, romper com o passado e com a tradição. Permitir-se sair da rotina e buscar novidades.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Se não sabe por onde começar seu reequilíbrio, entre em contato para saber mais como você pode começar sua autotransformação.

Saiba mais sobre as diversas técnicas usadas no atendimento de terapia holística nas nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/re.flordelotusterapias

https://www.instagram.com/re_flordelotusterapias/

Agende já sua consulta aqui.

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Your cart is emptyReturn to Shop