Vata

vata.dosha

Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência. É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de humor e consciência.

Vata governa o sistema nervoso, o movimento e a comunicação no nosso corpo, por isso é tão importante mantê-lo equilibrado. Porque se esse Dosha agrava, a comunicação entre sistemas é alterada, o organismo desregula e mais facilmente Pitta e Kapha agravam também. 

Características

Pessoas do tipo Vata são geralmente agitadas.  

Caminham rápido, falam muito, mexendo constantemente o corpo e os olhos.

Ossos salientes, quase não tem musculatura.

Apetite instável.

Têm dificuldade em ganhar peso, pele seca, são friorentas e suas extremidades costumam estar geladas. Suam pouco.

Estação do ano mais crítica: Inverno seco.

Adoram mudança e falta de rotina.

São ágeis tanto fisicamente como mentalmente, captando rapidamente as informações. No entanto, pela sua qualidade agitada, têm tendência a ter uma memória fraca, pulando entre assuntos e interesses diferentes constantemente. São aquelas pessoas que têm muita facilidade de começar uma atividade ou projeto, mas a quem geralmente falta persistência e concentração para terminá-los.

Vivem no mundo das idéias, “esquece” de ir ao banheiro, de pagar contas, tem a sensação de que é de outro planeta (por ser uma energia menos corpórea), tudo “depende, varia”, cada hora tem uma idéia. Instabilidade muito presente.

Se ficar por muito tempo agitado e sem rotina, começa a ficar inseguro, ansioso e paranóico, com tendência a desenvolver síndrome do pânico, esquizofrenia.  Em equilíbrio, são pessoas comunicativas, expansivas e alegres. 

Palavras que definem: instabilidade e movimento.

Pontos fortes: bastante curiosas, aprendem qualquer coisa com facilidade e querem saber de tudo um pouco. São sensíveis, muito criativas e gostam de arte e da natureza. São viajantes natas.

Pontos fracos: são indecisas, inconstantes nos relacionamentos, atividades e emoções. Têm dificuldade de planejamento, organização e de seguir conselhos. Com apetite e sede irregulares, muitas vezes enfrentam problemas digestivos e de má absorção dos alimentos. Tendem a ter uma saúde frágil. São capazes de passar o dia todo em jejum, pois se “esquecem” de comer. Quando em desequilíbrio, podem ter problemas no sistema nervoso, prisão de ventre, gases, fadiga, tremores, tristeza, medo e ansiedade.

Vata em Excesso

Vale estar atento para os sinais de desequilíbrio Vata: pele e cabelo secos e sem brilho, corpo duro, rígido e com dores, articulações que estralam e doem, apetite irregular, constipação, urina e suor escassos. A mente fica agitada, quadros de ansiedade, suscetíveis a barulhos fortes, com medos e preocupações, insônias e dificuldade de concentração. 

Pessoas com Vata excessivo costumam apresentar digestão lenta, sofrer de gases e de inchaço abdominal.

É comum pularem refeições.

Muitas vezes, apresentam dificuldade de concentração.

Normalmente têm uma rotina bastante irregular, sem horário para acordar, dormir, trabalhar e voltar para casa.

Têm uma vida mais instável. Em alguns momentos estão com bastante dinheiro, em outros não têm nada. Há momentos que estão cercadas de amigos, outros em que querem ficar completamente sozinhas.

O humor muda constantemente. Ora está feliz, ora triste, impaciente ou motivado, cheio de energia ou esgotado. É sempre uma surpresa.

Uma dica para controle do excesso de Vata é criar uma rotina, com horários regulares e hábitos mais tranquilos.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Se não sabe por onde começar seu reequilíbrio, entre em contato para saber mais como você pode começar sua autotransformação.

Saiba mais sobre as diversas técnicas usadas no atendimento de terapia holística nas nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/re.flordelotusterapias

https://www.instagram.com/re_flordelotusterapias/

Agende já sua consulta aqui.

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Your cart is emptyReturn to Shop