Auriculoterapia, para que serve?

Auriculoterapia, para que serve?

auriculoterapia para que serve

O que é auriculoterapia?

Auriculoterapia é uma forma de medicina alternativa e natural, que consiste na estimulação de pontos nas orelhas baseada na ideia de que o pavilhão auditivo é um microssistema em que todo o corpo é representado por um mapa. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha, como se a mesma fosse um feto em posição cefálica (de cabeça para baixo). Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

O pavilhão auricular pode refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, tronco, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos. Quando se produz um estado patológico em qualquer parte do corpo humano isto é refletido na orelha.

Inspirada na terapia milenar chinesa e importante aliada da medicina brasileira, a auriculoterapia serve para alívio das dores do corpo e da alma, sem efeito colateral nem dependência química. Embora possa utilizar agulhas, não causa nenhum desconforto.

Por ser pouco invasiva faz com que seja bem aceita pelos pacientes.

Existem duas escolas de auriculoterapia: a francesa e a chinesa, apesar de consistirem na mesma técnica, são muito diferentes, pois cada país elaborou um mapa diferente da orelha com os pontos específicos a serem estimulados, pois foram criados e baseados em diferentes premissas. A escola francesa usa para tratamento agulhas convencionais, agulhas semipermanentes, infravermelho, laser, massagens auriculares etc. Já a chinesa utiliza mais sementes, cristais e as próprias agulhas.

Auriculoterapia, para que serve?

Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

Em caso de doença, reações se manifestam fielmente no ponto ou área específica da região comprometida, através de mudanças morfológicas, da coloração da pele, dor à palpação, presença de inchaço ou endurecimento na palpação, entre outros.

A estimulação dos pontos específicos da orelha para tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, é amplamente utilizada para controle da dor e vícios de todos os tipos.

Também foi clinicamente comprovado que ajuda com estresse e ansiedade, depressão, enxaqueca, obesidade, contraturas, alergias, TPM, problemas de visão e muito mais.

Além disso, a auriculoterapia serve para ajudar no diagnóstico e prevenção algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

Muitas condições de saúde podem ser tratadas com essa técnica como forma principal ou forma complementar de tratamento.

Seja usada em conjunto com outro tratamento ou como terapia isolada, a auriculoterapia costuma ser eficaz quando outros tratamentos falham.

Como são as sessões de auriculoterapia?

Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer uma consulta com um terapeuta especializado para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.

Depois disso, o terapeuta seleciona os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita utilizando-se:

  • Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos e depois retiradas pelo terapeuta.
  • Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
  • Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
  • Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.

As esferas, sementes e agulhas intradérmicas são fixadas à pele com pequenos pedaços de esparadrapo ou micropore, de forma que façam pressão nos pontos auriculares. Esses materiais podem cair sozinhos ou tirados pelo próprio usuário, principalmente no caso de agulhas intradérmicas, porém o mais recomendado é que o terapeuta retire na próxima sessão.

O paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando molhar e deslocar o esparadrapo ou micropore. As esferas assim colocadas podem permanecer por um período máximo de sete dias. É aconselhável um período mínimo de 24 horas com a orelha livre para refazer o tratamento.

A maioria das condições crônicas pode ser tratada de uma a três vezes por semana. No entanto, em algumas condições agudas e muito graves, a auriculoterapia pode ser aplicada diariamente por aproximadamente uma semana a 10 dias. 

Durante o tratamento, o paciente pode sentir um peso ou uma leve sensação elétrica, mas geralmente não sentem nada.

Cuidados

Esta técnica não deve ser empregada caso o pavilhão da orelha esteja machucado, com úlceras ou eczemas, e o paciente deve ser orientado a procurar o médico caso ocorra dor acentuada, prurido, sangramentos e edemas.

A auriculoterapia serve para, especialmente, quando o paciente não deseja ou está impedido de usar agulhas de acupuntura por qualquer motivo, e também como complemento à terapia com agulhas para continuar o tratamento em casa.

De todas as formas, é sempre bom enfatizar que a acupuntura, qualquer que seja a técnica empregada, é uma terapia complementar e não substitui o tratamento convencional da medicina ocidental.

Dica de Ponto de Auriculoterapia

Ápice da orelha

apice da orelha - Auriculoterapia, para que serve?

Indicado para hipertensão (fazer sangria em caso de emergência). Na sangria se faz a limpeza da região com álcool e um pique com uma agulha esterilizada no ponto do ápice da orelha e retira-se por volta de 5 gotas de sangue. O mesmo pode ser feito na outra orelha caso a pressão ainda permaneça alta.

Este procedimento pode retardar ou até evitar um AVC.

Também pode ser usado para febre alta.

Não é sempre necessária sangria, somente em casos de pressão de180mmhg ou mais (a máxima) e acima 100mmhg (a mínima). Ou febre de 39ºC ou mais.

Nos demais casos apenas a pressão do ponto com a unha ou massagens já podem ser efetivas.

Ponto Bônus (Acupuntura)

Ponto VG26 (Renzhong)

vg26 - Auriculoterapia, para que serve?

Indicado para desmaios, coma, lombalgia (especialmente quando travar o movimento da coluna), paralisia facial, epilepsia, reanimação.

Pressionar firmemente com a ponta do dedo ou com a unha.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Se não sabe por onde começar seu reequilíbrio, entre em contato para saber mais como você pode começar sua autotransformação.

Saiba mais sobre as diversas técnicas usadas no atendimento de terapia holística nas nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/re.flordelotusterapias

https://www.instagram.com/re_flordelotusterapias/

Agende já sua consulta aqui.

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Your cart is emptyReturn to Shop